A TEORIA DA VIDA ÚTIL NA CONSTRUÇÃO CIVIL E OS PRAZOS DE RECLAMAÇÃO DE VÍCIOS CONSTRUTIVOS.

A Teoria da Vida Útil refere-se ao período durante o qual um bem (neste caso, uma obra de construção civil) deve manter suas condições de uso e segurança, conforme as expectativas estabelecidas no momento da sua entrega. Trata-se, portanto, de um conceito deveras importante na construção civil, quando falamos em garantir a durabilidade das obras e dos materiais.

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE A POSSIBILIDADE DE REGISTRO DO CONTRATO DE BUILT TO SUIT NO REGISTRO IMOBILIÁRIO.

1. O Contrato de Built to Suit:

 

Instituído pela Lei 12.744/2012, que introduziu o art. 54-A na Lei 8.245/91 (Lei de Locações), trata-se, segundo Gasparetto, “de um negócio jurídico por meio do qual uma empresa contrata outra, usualmente do ramo imobiliário ou de construção, para identificar um terreno e nele construir uma unidade comercial ou industrial que atenda às exigências específicas da empresa contratante, tanto no que diz respeito à localização, como no que tange às características físicas da unidade a ser construída. Uma vez construída, tal unidade será disponibilizada, por meio de locação, à empresa contratante, por determinado tempo ajustado entre as partes”.

Leia mais

O REVIGORAMENTO DA HIPOTECA E O APARENTE CONFLITO ENTRE O ART. 9º DO MARCO LEGAL DAS GARANTIAS E O ART. 1.484 DO CÓDIGO CIVIL.

Sumário: A Lei nº 14.711/2023, o Marco Legal das Garantias, modernizou a hipoteca ao permitir sua execução extrajudicial. Neste artigo, analisamos seus principais impactos e o possível conflito com o Código Civil.

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECLARA A CONSTITUCIONALIDADE DO CONTRATO DE TRABALHO INTERMITENTE.

O contrato de trabalho intermitente, foi uma inovação incluída pela reforma trabalhista de 2017, para suprir a necessidade de formalizar contratações por períodos alternados de atividade e inatividade do empregado.

Leia mais

A VALIDADE DA ASSINATURA ELETRÔNICA

Cada vez mais a assinatura eletrônica em documentos é utilizada, seja com ou sem certificação digital. Com base na mais recente jurisprudência sobre o tema, trazemos, nas linhas abaixo, as principais informações necessárias para que as partes signatárias evitem problemas e garantam a validade jurídica do documento.

Leia mais